quinta-feira, 10 de abril de 2008

A Maçonaria na RTP

No passado dia 09 de Abril, a RTP apresentou um pequeno programa sobre a Maçonaria, na rubrica “Grande Reportagem”. As diversas intervenções são merecedoras de alguma apreciação.
Destaca-se em primeiro lugar as ideias expressas por um importante membro do clero da Igreja Católica. Depois de se referir da forma a que estamos habituados à actividade da Maçonaria e de ter feito a afirmação assombrosa de que durante o Estado Novo o ensino em Portugal foi dominado pelos maçons, as suas palavras finais foram uma surpresa. Penso que terá sido a primeira vez que ouvi um bispo católico português sugerir um diálogo entre a Maçonaria e a Igreja, dizendo que o mesmo se justifica pelo estado actual da nossa sociedade. Espero que não se trate de mera retórica, mas de uma proposta honesta. Foi também importante o depoimento de um historiador a mostrar que a Maçonaria nada teve a ver com o regicídio de 1908.
A intervenção do Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano foi simultaneamente firme e moderada, transmitindo uma ideia muito clara do papel e dos objectivos da Maçonaria ao longo da história e dos tempos. As câmaras puderam registar imagens de um dos Templos do Palácio e do corredor onde estão expostos os retratos dos anteriores Grão Mestres, mas logicamente não lhes foi permitido proceder a filmagens de qualquer sessão maçónica.
Também pudemos assistir a uma intervenção do Grão Mestre da Grande Loja Tradicional de Portugal (GLTP) sobre os critérios de admissão de candidatos na sua Obediência. Lamentavelmente, ao longo do programa foram sendo mostradas cenas dos trabalhos de uma Loja dessa mesma Obediência, incluindo todos os pormenores do início solene, da entrada ritual de um aprendiz e da cadeia de união. Também não faltou o juramento final de guardar segredo sobre os trabalhos! Está visto que a GLTP tem especial apetência pela apresentação televisiva das suas sessões rituais. No entanto, é inacreditável que se mostre a Venerável da Loja a jurar segredo de tudo o que se passou durante os trabalhos e uma parte significativa dos mesmos tenha sido mostrada ao grande público. Que noção terão os obreiros dessa Loja sobre o significado de palavras como “juramento” e “perjúrio”?
Também é de gosto muito duvidoso ter sido mostrado o interior de uma câmara de reflexão, pois ao ser especialmente destacada uma caveira, haverá decerto muitas pessoas que irão tirar ilações do género de que a Maçonaria se dedica a actividades diabólicas ou a bruxarias.

Em resumo: as intervenções de um historiador e do Grão Mestre do GOL por um lado e a de um membro do clero católico por outro, teriam decerto constituído um programa muito útil e eventualmente frutuoso. Já o “tempero” do programa com as cenas oferecidas uma vez mais pela GLTP foi absolutamente lamentável.

Autor: Carl Sagan

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu Irmão.
Já nada me espanta dessa pretensa GLTP.
Como é do conhecimento, a sua base incede sobre gente que foi expulsa da GLLP/GLRP e que anseia protagonismo e holofotes sobre si mesmo.
Não imagino o que andaram a fazer por lá,a aperfeiçoar-se é que concerteza não foi.
Um TAF

Anónimo disse...

Já nada me espanta na GLTP.
Disse Bem ...
è Triste que por causa destas "gravações" em Templo. Somos todos metidos no mesmo saco....
Parecem uns meninos de coro a brincar aos crescidos...
Será que algum dia leram os rituais ? e sabem o que é um ritual ???.
Quando do é que G:.M:. do GOL se recusa a entrar em programas com estes apendices??. A Tolerência é importante mas demasiada é burrice ....

Anónimo disse...

Concordo em absoluto.
Lamentavel foi o Antonio Reis ter aparecido misturado nesta farsa e parodia a MAC:. que é a GLTP.
Tive opurtunidade de lhe dizer isto mesmo.
Ficou a promessa de o GOL ,uma instituição séria e respeitavél,não alinhar mais nestas "pseudo aberturas"que são uma aldabrice inqualificavél.
TAF