terça-feira, 22 de julho de 2008

Aprender a voar entre o simbolismo

Quando acordei como Ícaro um mundo novo tornou-se parte integrante da minha vida, o mundo profano deixou de ser o que era, uma nova forma de o ver começou a fazer parte do novo eu que estou a reconstruir. Pensei em várias formas de trazer aqui a importância do simbolismo na Maçonaria, mas não quis que fosse algo repetido ou uma dissertação teórica, mas sim uma experiência pessoal, partilhar com todos a forma como estou a sentir esta fase da minha vida.
Sou Aprendiz e os meus voos agora são pelo conhecimento e pela reconstrução do que eu sou, sinto-me num processo de transmissão de doutrina e ensinamentos, em que a ansiedade invade o meu espírito e uma vontade imediata de conseguir interpretar e sentir a forma como a Maçonaria se expressa. Para mim a aprendizagem é um processo pessoal e de introspecção e toda a carga simbólica é sentida através das formas ritualistas, quer de iniciação ou de passagem de um grau para outro. Os símbolos tornam-se instrumentos do nosso trabalho e são reflectidos em objectos colocados na loja que os sentimos e que se tornam parte de cada um de nós, do nosso Mundo. O nosso simbolismo torna-se assim, num laço exterior de todos os Irmãos, uma linguagem adequada à Maçonaria, específica e compreendida em todas as línguas que nos permite voar dentro do espírito universal desejado de fraternidade um passaporte que nos permite levar ao Mundo Profano os valores de homens livres e de bons costumes tornando-nos capazes de combater a ignorância e os preconceitos alicerçados pela força, sabedoria e beleza.

Quando reflicto o simbolismo recordo-me sempre de umas palavras de Fernando Pessoa no seu livro a “Mensagem”, palavras essas que me orientam o momento que vivo e que quero partilhar, pois considero um legado precioso para a humanidade e foi uma importante ajuda neste meu voo. Para Fernando Pessoa, "o entendimento e a assimilação de mensagens contidas num símbolo dependem de cinco qualidades: a simpatia, intuição, inteligência, compreensão e revelação", as quais estão sempre presentes em mim.
Estou a aprender a conhecer-me a mim mesmo, e quando sinto o nosso simbolismo desta forma, torna-se parte de mim a renovação constante, a revolução de ideias, de conhecimento e altruísmo sem detenção no tempo.
Agora sim, começo a sentir a Maçonaria, torna-se parte de mim, entra em mim e começa a orientar-me e a sustentar os meus voos.

Autor: Ícaro

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente!!! Esta vida faz nos surpresas mesmo que seja o reencontro do nosso EU tardiamente,por vezes só aparece na altura certa,apareço aqui como chuva mas talvez um dia também eu me possa encontrar.
DF