quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Ciência, a Ética e a Moral

No ciclo de Comemoração do Centenário do Grémio Estrela D’Alva, realizou-se no passado dia 27 de Novembro de 2008 na sala Magalhães Lima do palácio do Grémio Lusitano uma palestra subordinada ao tema “A Ciência, a Ética e a Moral”, na qual interveio o Prof. Dr. Nuno Crato.
Nuno Crato é Professor Associado com Agregação de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa. É próreitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa.
Licenciou-se em Economia no ISEG. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos e trabalhou depois nesse país muitos anos, como investigador e professor universitário. O seu trabalho de investigação incide sobre processos estocásticos e séries temporais com
aplicações várias, nomeadamente computacionais, climatéricas e financeiras. É presidente e coordenador científico do Centro FCT Cemapre e membro de várias sociedades científicas internacionais, nomeadamente da American Statistical Association e do International Institute of Forecasters.
Foi Presidente do International Symposium on Forecasting em 2000. Tem trabalhos de investigação publicados em diversas revistas internacionais da especialidade, nomeadamente Statistical Papers, Communications in Statistics, Journal of Econometrics, Economic Letters, International Journal of Forecasting e Journal of Forecasting.
É presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e membro dos corpos gerentes do Fórum Internacional de Investigadores Portugueses (FIIP).
Em paralelo com o seu trabalho académico, está empenhado na divulgação científica. Colabora regularmente na imprensa e tem colaborado com vários programas de televisão e de rádio.
É autor de Zodíaco: Constelações e Mitos (Gradiva, 2001) e Passeio Aleatório (Gradiva, 2007); é co-autor de Eclipses (Gradiva, 1999), deTrânsitos de Vénus (Gradiva, 2004), de A Espiral Dourada (Gradiva, 2006), de Relógios de Sol (CTT, 2007), Passeio Aleatório (Gradiva, 2007), Matemática das Coisas (SPM/Gradiva, 2008) e de outras obras de divulgação.
A Sociedade Europeia de Matemática atribuiu-lhe em 2003 o Primeiro Prémio do concurso Public Awareness of Mathematics pelo seu trabalho de divulgação. A Comissão Europeia galardoou-o em 2008 com um European Science Award, ficando em segundo lugar na categoria de Science Communicator of the Year.
Em 10 de Junho de 2008 foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Depois da apresentação da palestra existiu um vivo e participativo debate sobre o tema com grande relevância pelo interesse demonstrado pelos presentes e a sessão foi encerrada por um alto Dignitário do Grémio Lusitano.

Autor: Grémio Estrela D'Alva

Sem comentários: