terça-feira, 21 de outubro de 2008

A circulação da palavra

Mais uma vez circulou entre o Templo a total liberdade de pensamento e de expressão que constitui uma das maiores riquezas do enorme espólio maçónico na nossa Ordem.
Sem condicionamento outro que não seja o exercício da sua característica de homens livres e de bons costumes, todos os que o desejaram puderam, como sempre podem, expressar-se, deixando o pensamento fluir no sentido do livre arbítrio que caracteriza o trabalho em Maçonaria.
Com efeito, a Maçonaria, concedendo uma relevância muito específica ao livre arbítrio, confere ainda maior dignidade à expressão do pensamento, porquanto, ao fazê-lo de pé os obreiros adoptam uma postura que contribui para controlar as paixões e as emoções profanas e que, ao proporcionar considerável amplitude ao livre arbítrio, mantém-no, todavia, nos limites das liberdades individuais de cada membro.
Neste magnífico espaço de liberdade protagonizado pela nossa Augusta Ordem, e no cumprimento de uma ritualística cada vez mais aperfeiçoada, os trabalhos decorrem, pois, de forma justa e perfeita!

Autor: Álvaro

1 comentário:

Ludovico Cardo disse...

Contra argumente então no meu blog, o facto de a democracia actual ser um dogma.

Liberdade só mesmo para alguns...

Eu não tenho liberdade de expor certas opiniões...