terça-feira, 26 de abril de 2011

2.º Encontro Internacional Lojas Amigas - Portugal

Conforme anunciado, realizou-se nos dias 20 a 25 de Abril de 2011 o 2.º Encontro Internacional de Lojas Amigas, em Portugal, com a presença de Lojas de França, Bélgica e Portugal. Estiveram presentes 11 Lojas de França; 1 Loja da Bélgica; 7 Lojas de Portugal.Esta organização teve por base a realização do 2.º Encontro Internacional, sobre o tema: CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS. Foram apresentados pelos presentes em representação das suas Lojas vários trabalhos sobre o tema, um colóquio de debate e a conclusão da necessidade do aprofundamento e da garantia dos Direitos Humanos no Mundo.
As Lojas exortaram à continuação do trabalho iniciado no Encontro para que próximo e dentro das próprias organizações a profusão dos ideais da Ordem sejam presentes e aplicados na fraternidade entre os Povos e Nações.

Este Encontro Internacional proporcionou a pessoas oriundas de França, Bélgica e Portugal - cerca de 30 franceses e belgas e, 20 portugueses - um vasto programa de divulgação e promoção do património, da cultura, da língua, da lusofonia.
Foram efectuadas diversas visitas ao território e monumentos portugueses, com visitas guiadas, debates e transmissão de conhecimentos, nomeadamente ao Vale do Sado, Castelo e Cripta de Alcácer do Sal com as influências romanas, Sintra esotérica e simbólica, Vila de Sintra, Palácio da Vila, Palácio Valenças, ao tesouro Templário, Vila Nova da Barquinha, Castelo de Almourol, Convento de Cristo Tomar e, naturalmente, Lisboa cidade da Luz, bem como, a evocação da data de 25 de Abril 1974 na Associação 25 de Abril.

A fraternidade, a sabedoria, a beleza estiveram presentes como valores primordiais: Viva a Maçonaria Universal!