terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Internato S. João - Lisboa e Porto

O Asilo S. João, instituição de beneficência criada em Lisboa em 1862, pela Maçonaria, mais rigorosamente pela Confederação Maçónica Portuguesa, cujo Grão-Mestre era José Estevão Coelho de Magalhães, a fim de receber 20 raparigas que se achavam recolhidas no Asilo dos Cardais de Jesus, dependente das Irmãs de S. Vicente de Paulo (Irmãs da Caridade) e que, com a expulsão destas de Portugal, tinham ficado ao abandono. 


Pertença sempre da Maçonaria, foi obtendo importantes doações de beneméritos, entre eles, o edifício onde hoje está instalado na Travessa do Loureiro, n.º 8 da numeração actual, outrora n.º 10. 


O número de asiladas, todas elas órfãs, chegou a atingir 80 raparigas, proporcionando-se-lhes, até à idade de 18 anos, alimentação, vestuário, educação laica, incluindo instrução literária, trabalhos manuais e ensino profissional. 



No Porto, é também criado pela Maçonaria, em 1891 a instituição de beneficência Asilo de S. João, na Rua da Alegria, n.º 342, a fim de receber rapazes órfãos.
 
São hoje Internatos de S. João, mantêm a sua actividade quer no Porto, quer em Lisboa com os mesmos fins e propósitos da sua criação, acolhendo crianças em riscos, dando-lhe abrigo, educação e preparando-as para a inserção na sociedade e na vida activa.

In Dicionário de Maçonaria Portuguesa - A. H. de Oliveira Marques

1 comentário:

Anónimo disse...

Carissimos:

Tomámos a liberdade de reproduzir este V. post, com a devida vénia. Fizemos alguns aditamentos, da nossa pena. Por exempl. a data da fundação é de 1862. Mto Obgdo

Saúde e Fraternidade

JMM http://arepublicano.blogspot.pt/2013/02/o-internato-s-joao.html