terça-feira, 10 de setembro de 2013

Frederico George - Um Humanista

In Memoriam de Frederico George pela passagem do 3.º ano que nos deixou e partiu para o Oriente Eterno. 

Sir Frederick George, foi aceite Lowton aos 14 anos de idade e recebeu a Luz Maçónica aos 19 na Resp. Loja New England, Or. de Oxford, no Rito de York. Ao atingir o Grau de Mestre Maçon solicitou a sua passagem para Rito Escocês Antigo e Aceite, momento em que se filiou na Resp. Loja Morning Star a Or. de Lisboa. Loja em que se manteve até ao final do caminho.

Em 1971 subiu ao Supremo Conselho Unificado para a Grã-Bretanha, em 1982 assumiu o Cargo de Grande Chanceler do mesmo Orgão. 
Na sua Resp. Loja a Or. de Lisboa ocupou todos os cargos no Colégio de Oficiais, tendo sido Venerável Mestre por três vezes. 

Por iniciativa do Grão-Mestrado foi agraciado com as mais altas insígnias da Ordem, mas recusou sempre aceitá-las argumentando que tais insígnias eram marcada por um valor profano e saiam do âmbito do trajecto iniciático da Franco-Maçonaria. 
No momento da sua partida para o Oriente Eterno tinha renunciado a todos os seus cargos, mantendo apenas a distinção dos seus Graus.

Ao nível profano, era arquitecto de profissão, sempre dedicado a projectos de urbanização de bairros sociais. Actividade que desenvolveu e prestigiou em Inglaterra, mas sobre tudo em Portugal. 

Desde os 26 anos de idade que integrava a tendência republicana do Partido Trabalhista Britânico. 
Devido às suas convicções republicanas, nunca aceitou nenhuma distinção da Coroa e dadas a sua condição de dupla nacionalidade também recusou distinções da República Portuguesa.

Em sua memória será realizada uma Missa Solene na Catedral de Westminster – Capela da GLUI, celebrada por Sua Eminência o Arcebispo de Cantuária. 

As suas cinzas serão depositadas na parcela da Grande Loja no Cemitério Britânico em Lisboa.

Por este decreto de luto, que todas as Lojas e Oficinas Filosóficas ajam em conformidade.

Aos dez dias do mês profano de Setembro de 2010

Sua Alteza Real, o Duque de Kent,
Gão-Mestre da Grande Loja Unida Inglaterra

Sem comentários: