Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Comemoração do 104.º Aniversário da Estrela D'Alva

A Loja Estrela D’Alva comemora mais um aniversário, 104 anos de trabalho consecutivo, sem desfalecimento, mesmo em situações de grande dificuldade e clandestinidade na ditadura do Estado Novo. Desde 1908 a Loja mantém as colunas erguidas, irradiou Luz em prol da Maçonaria desfraldando a bandeira da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.
Nos próximos dias de Dezembro, 15.12.2012, sábado e 17.12.2012, segunda-feira, realizaremos as festividades alusivas a tão importante data da nossa memória.

15.Dez. 2012 – Palácio Maçónico – Lisboa
- Sessão Solene de Comemoração do 104.º Aniversário
- Visita ao Palácio Maçónico e Museu Maçónico
- Mostra de Pintura da artista plástica Fernanda Picciochi e Luzia Lage
- Banquete Fraternal 
- Momento Musical e de Poesia

17.Dez.2012 – Biblioteca-Museu República e Resistência – Grandella – Lisboa
- Conferência BOCAGE, Um Maçom no Seu Tempo pelo escritor Jorge Morais 


Fernanda Picciochi 
Frequentou o curso da antiga escola António Arroio onde teve como professor de desenho, o mestre pintor Abel Manta.  
Mais tarde, na Sociedade Nacional de Belas Artes, frequentou os cursos de Pintura, onde teve como professores os pintores Jaime Silva, Paiva Raposo e Gonçalo Ruivo e em Desenho, com o professor e escultor Quitino, assim como um curso de Estética e Teorias de Arte Contemporânea ministrado pelo professor Dr. David Lopes.  
Durante os anos de frequência dos cursos na SNBA, entrou em vária exposições colectivas tanto nesta instituição como nas Galerias Pedra Rubra, Movimento Arte Contemporânea em Lisboa e em Braga na Galeria Mário Sequeira. 
A convite da Galeria da Câmara Municipal de Coimbra realizou uma exposição individual. Frequentou um curso de desenho ministrado pelo Mestre Lagoa Henriques e pelo pintor José Mouga no Instituto de Artes e Ofícios da UAL de Lisboa. Após esta formação continuou a frequentar o atelier do Mestre Lagoa Henriques durante dois anos, onde se dedicou ao desenho a pastel.
Frequentou o curso temático de desenho, composição e teoria da cor sob a orientação do pintor A. Tavares. Na Next Art frequentou o curso de aguarela.


Luzia Lage
Nasce em Outubro de 1962, em Lisboa. 
Completa o Curso de Desenho e Pintura no IADE, ao mesmo tempo que frequenta o Curso de Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. 
1º Prémio de Imprensa Personalidade Feminina Portuguesa do Ano 2009, na Categoria de Artes Plásticas, por votação Nacional, sendo as outras duas nomeadas, a pintora Paula Rego e a pintora Lourdes Castro.Obra de Dimensão Pública: Painel tridimensional em azulejo - "Mães de Água", CREL; Painel - "Nascimento da Cidade", Edifício Imperador; Painel comemorativo para a inauguração da Casa do Artista, Lisboa, em parceria com os pintores: Eduardo Alarcão, José Cândido, Maria Amaral e Fernando Faria. 
Filme realizado por Álvaro Queiroz - "O Artista no seu Atelier" - Registos para o Arquivo Nacional da Imagem em Movimento, Acervo da Cinemateca Portuguesa Escreveram sobre a sua obra: Paulo Morais, Rodrigues Vaz, Manuela Martins, Albertina Estrela Guerreiro, Pedro Câmara, Júlio Quaresma, Lídia Jorge, Ezequiel Marinho, Eugénio Lisboa, Mário Nunes, Fernando Pinto do Amaral, Fernando Carvalho Rodrigues, Edgardo Xavier, Paulo Brandão e Rocha de Sousa. Está representada em várias colecções em Portugal, Alemanha, Reino Unido, França, Suiça e Austrália.


Jorge Morais
Escritor, n. 1955. 
Dedica-se em exclusivo à investigação e à publicação ensaística, nomeadamente no âmbito dos estudos maçónicos e dos estudos ingleses com incidência na História portuguesa dos séculos XIX e XX. Publicou, entre outros, os seguintes trabalhos: Sobre a instauração da República em Portugal:
“O Desembarque” (estudo sobre a partida da Família Real para o exílio, integrado na obra O Embarque – Um Dia na História de Portugal), Editorial O Acontecimento, Lisboa, 1990;
Com Permissão de Sua Majestade (ensaio sobre a participação da Família Real inglesa e da Maçonaria no 5 de Outubro), Edições Via Occidentalis, Lisboa, 2005;
Regicídio – A Contagem Decrescente (investigação sobre a preparação do assassínio do Rei D. Carlos e do Príncipe Real), Edições Zéfiro, Sintra, 2007.
Os Últimos Dias da Monarquia (ensaio sobre o Pacto Liberal de 1908 e o Reinado de D. Manuel II, com prefácio do Prof. Doutor António Reis), Edições Zéfiro, Sintra, 2009
Outros ensaios:
“Um Texto do Passado” (comentário à doutrina de Como se Levanta um Estado, de Oliveira Salazar), Edições Golden Books, Lisboa, 1977
Aventuras Trans-Ideológicas – Alteridade e Transgressão (ensaio sobre a deriva política de Ezra Pound), Edições Fi, Lisboa, 1997
Bocage Maçon (estudo bibliográfico sobre o Iluminismo Maçónico em M. M. Barbosa du Bocage, com prefácio de António Valdemar), Edições Via Occidentalis, Lisboa, 2007 (Prémio Bocage de Ensaio, 2006)
“Memória do Absurdo” (estudo sobre os últimos dias do Estado Português da Índia, em prefácio à obra Enquanto se Esperam as Naus do Reino, de João Aranha), Esfera do Caos Editores, Lisboa, 2008
Rua do Ácido Sulfúrico / Patrões e Operários: Um Olhar Sobre a CUF do Barreiro (ensaio sobre as políticas sociais da Companhia União Fabril entre 1907 e 1974), Editorial Bizâncio, Lisboa, 2008
As Obras de Misericórdia (estudo sobre as origens, a doutrina e a simbologia das 14 obras das Casas de Misericórdia portuguesas), Texto Principal, Lisboa, 2011.


Sem comentários:

Enviar um comentário