terça-feira, 2 de junho de 2009

Nome Simbólico - Charles Darwin

Charles Darwin, naturalista inglês, nasceu em 12 de Fevereiro de 1809 em Sherewsbury, filho de Robert Darwin e de Susannah Wedgood. Com 17 anos, Darwin deixou Sherewsbury para estudar medicina na universidade de Edinburgh. Repelido pelas práticas cirúrgicas sem anestesia (ainda desconhecidas na época) em 31 de Dezembro de 1831 ele aceita o convite para tornar-se membro de uma expedição científica a bordo do navio Beagle. Assim Darwin passa cinco anos de (1831 a 1836) navegando pela costa do pacifico e pela América do Sul. Durante este período, o Beagle, aportou em quase todos os continentes e ilhas, Darwin fora chamado para exercer as funções de geólogo, botânico, zoologista e o homem de ciência, esta viagem foi uma preparação fundamental para a sua vida subsequente de pesquisador e escritor. Em todo o lugar, Darwin reunia grandes colecções de rochas, plantas e animais que imediatamente, enviava à sua pátria.
Após o seu regresso a Inglaterra, Darwin iniciou um caderno de notas sobre a evolução dando assim os primeiros passos para a teoria da origem das espécies. No começo, o grande enigma era explicar o aparecimento e o desaparecimento das espécies. Assim surgiram na sua cabeça várias questões por que se originavam as espécies? Por que se modificavam com o passar dos tempos? Depois disso, nasceu a famosa doutrina Darwinista da selecção natural, da luta pela sobrevivência ou da sobrevivência dos mais aptos, pedra fundamental da origem das espécies. Nessa altura Darwin estava a mudar a crença contemporânea sobre a criação da Vida na Terra.
No livro “Origens das Espécies”, Darwin defende duas teorias principais: A da evolução biológica - todas as espécies, plantas e animais; que vivem hoje, descendem de formas mais primitivas – e de que esta evolução ocorre por selecção natural; Os princípios básicos da teoria sobre a evolução, embora existam controvérsias em torno deles; Darwin tentou mostrar que a selecção natural tende a modificar as características dos indivíduos ao longo de gerações, podendo gerar o aparecimento de novas espécies. No mundo de hoje o evolucionismo surge como uma doutrina extraordinariamente actual e dotada de argumentos capazes de criar roturas com o tradicionalismo e as convenções clássicas, conduzindo o Homem a uma reabordagem constante da sua própria evolução biológica. No Universo e na Vida, em todas as suas manifestações, o evolucionismo pressupõe, serem mais plausíveis à mudança dos organismos vivos, Darwin, teve oportunidade de observar diferentes fenómenos da natureza que lhe despertaram a curiosidade e que viriam a ser pilares no desenvolvimento da sua teoria.

A razão por que escolhi Charles Darwin, foram duas, ignorando eu se Charles Darwin pertenceu à nossa Augusta Ordem, no entanto, penso que o seu profundo e prolongado trabalho, tal como a sua vontade de saber cada vez mais e a busca da verdade são aspectos que estão perfeitamente de acordo com o espírito que deve dirigir a actividade de todos os maçons. Identifico-me plenamente com este espírito e de aí ter escolhido o seu nome para o usar simbolicamente entre nós; A segunda razão, porque como ele, eu também sou um amante da natureza um estudioso de aves conhecendo quase todas as espécies as diferenças entre machos e fêmeas e coleccionador de aves (perto de setecentas criadas em cativeiro pelo prazer de as poder observar de perto).

Autor: Charles Darwin

Sem comentários: