terça-feira, 5 de março de 2019

As três luzes da Maçonaria


Na iniciação maçónica, logo após o juramento, e ao receber a Luz, defrontamo-nos imediatamente com as três grandes Luzes emblemáticas da Maçonaria, que estão presentes no altar. o elas os livros sagrados, (ou a constituição Maçónica) o esquadro e o compasso, sendo o esquadro a matéria e o compasso o espírito. Daí as ferramentas utilizadas pelo aprendiz, o cinzel – que simboliza o discernimento na forma e o aperfeiçoamento pela procura da perfeição – e o maço força bruta que pode ser moldada pelo esforço do Conhecimento e da energia espiritual, com trabalho e afinco.

Com o Compasso podemos desenhar o círculo que simboliza o infinito, centralizado pelo ponto que pode representar o início de toda a criação. Representa a Justiça, e o princípio e o fim dos nossos direitos. No compasso podemos observar a dualidade das suas hastes, as quais são unidas pelo ponto de união. É nisto que se exprime um dos mais sublimes preceitos maçónicos, ou seja, o da união, da harmonia e do amor entre os maçons com todas as suas diferenças e qualidades.
O Esquadro é um instrumento imprescindível para a execução dos projectos, significando como que a base de um edifício. É um instrumento que apresenta a forma de um triângulo rectângulo podendo as suas linhas rectas indicar-nos o caminho mais curto para a prática da virtude. Todo o trabalho seria inútil se não tivéssemos a condição de medir as distâncias e coordenar os ângulos perfeitos para transformação de nossa Pedra Bruta. O Esquadro é o símbolo da retidão e ensina-nos a permanecermos fiéis aos Maçons.

Por fim os livros sagrados, instrumentos e fontes da Sabedoria que nos ilumina e nos guia, regulando a nossa conduta no lar, no trabalho e na sociedade. Sobre o Livro Sagrado é feito o juramento, pois é o ponto culminante da habilitação interior para o recebimento da Luz. Não é suficiente o juramento fundamentado na Honra. Este acto solene é realizado em presença do Grande Arquitecto do Universo, adquirindo um carácter espiritual, comprometendo a consciência do homem. Nestas condições, a sua Honra e a sua Fé dão garantia da autenticidade das suas afirmações.
No altar, e através dos livros sagrados, podem estar representadas todas as grandes religiões e poderá estar também presente as Constituições Maçónicas, representando assim a universalidade dos ideais maçónicos tanto para os que têm fé como para os que não têm qualquer crença, pois também esses podem passar de pedra bruta a pedra cúbica, também se podem lapidar e sublimar, exaltar o espírito em detrimento da matéria.

Autor: António Egas Moniz

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