terça-feira, 21 de maio de 2019

Morrer e matar em nome da Religião

No alvorecer do terceiro milénio e quando imaginávamos longe os conflitos religiosos derivados do fanatismo e fundamentalismo, é-nos dada a conhecer uma onda de violência desumana, onde é derramado sangue inocente todos os dias, onde os direitos fundamentais do Homem não têm qualquer valor, onde é simplesmente ignorada a "vida humana", e a dignidade do “ser” é espezinhada como pó numa qualquer rua, numa qualquer casa.
A religião enquadra-se num conjunto de valores culturais e de crenças, onde estão incluídas narrativas, tradições e símbolos sagrados, que se destinam a dar sentido à vida e assim explicar a sua origem e a do universo. Regida por um conjunto de valores morais e éticos “leis religiosas” tendo as suas próprias ideias ou dogmas sobre a natureza humana e de Deus, assumindo diferentes formas nas mais variadas culturas, algumas afirmam-se como unicamente válidas e obrigatórias, sendo que em muitos lugares estão associadas aos governos impondo as suas leis na saúde, na educação e no seio familiar, deixando assim de ser um fenómeno individual passando para o colectivo e social.
Não vou aqui falar sobre questões de fé, da crença em Deus ou em algo superior a todos nós homens e mulheres, pois para mim a questão religiosa nada tem haver da relação do homem com Deus, com o Deus em que acredita ou da nossa relação com o divino. Pois o homem como ser espiritual que é por natureza, não conseguirá jamais se satisfazer com as limitações que são impostas pelo que é físico e temporal. Podemos com a nossa razão medir, calcular e avaliar, mas a fé não está subordinada à razão, antes ela é em si mesma irracional.

Ao longo dos séculos verificamos que a religião foi na maioria usada como pretexto ideológico e politico para alcançar objectivos ligados ao poder, ao dinheiro, subjugando povos numa repugnante violência, e hoje ainda assistimos a formas brutais de negação da liberdade religiosa, e de imposição de “poder religioso instituído” mediante tortura psicológica, física, martírio e morte. Assistimos à subjugação de povos, onde a opressão, o obscurantismo imposto pelos dogmas e verdades absolutas veda qualquer caminho na busca da verdade, de pensar por si mesmo, não deixando assim ver a Luz da Razão, sendo que a Razão é a via que nos mostra os limites da nossa irracionalidade.
A maçonaria tem na sua essência, a união consciente de homens e mulheres livres, iguais, de bons costumes, ligados ao deveres da fraternidade trabalhando no objectivo de esclarecer os Homens para o progresso pacifico da humanidade, onde aprendemos a combater a ignorância e o fanatismo causa de toda a perversão. Temos a exemplo, nada longe no tempo, na Europa do Séc. XVIII, época em que se vivia profundos e dramáticos conflitos religiosos, nessa época conturbada a Maçonaria Especulativa nasce e cria raízes, abrindo um espaço de tolerância religiosa e politica entre si e em relação aos outros, onde a questão religiosa é ultrapassada pela designação do Grande Arquitecto do Universo, sem definição objectiva, para que cada um reveja nele ou a partir dele o fundamento das suas convicções religiosas e o possa aceitar como seu.

O nosso caminho é feito por uma estrada estreita, pois temos em nossas consciências e em nossas mãos a responsabilidade de através das nossas atitudes, sermos o exemplo na prática da justiça e de amor ao próximo, rejeitando todo o dogma que leva à destruição do homem. Trabalho esse que é feito com a incessante busca do Conhecimento, e, quem tem o Conhecimento tem a Responsabilidade de estender o que começa aqui, neste Espaço, ao nosso seio familiar, ao nosso trabalho, ao núcleo onde vivemos com os nossos amigos, vizinhos, comunidade, pátria, mundo, lugares onde devemos promover a Justiça, a Tolerância na aceitação das diferenças individuais sejam elas de ordem cultural, étnica ou religiosa, com base no respeito que a todos é devido, não abrindo espaço a comportamentos que invertam os princípios éticos e morais. Para mim, estar aqui convosco tem sido a minha melhor oportunidade de abrir a porta ao que é realmente válido, trabalhando em mim os símbolos que me são dados a ver e a sentir, os valores humanos, o direito à vida, ao “ser” individual, o direito à igualdade de oportunidade de trabalhar no sentido de me tornar uma pessoa esclarecida e isto faz-me pensar como o mundo seria diferente se colocasse-mos em prática uma coisa tão simples como: “amar o outro como a si mesmo”. Esta frase dispensa qualquer discurso, ela tem em si mesma tudo. Nela, nada se dilui ou perde. Antes nela tudo se encontra e tudo “Ilumina”.
Continuemos a trabalhar com Força, Beleza e Sabedoria, sob o Nível e o Esquadro, aqui e em nós, certa de que, dos pequenos passos que damos no caminho da Virtude surgem grandes acontecimentos, participemos com Alegria e útilmente na obra da Construção Universal, para que possamos dizer sempre e sem medo: Somos Livres e de Bons Costumes! Gostava de terminar com um poema de Rudyard Kipling onde é retratado o espírito tolerante inerente à maçonaria.

À Minha Loja Mãe de Lahore
E havia Hundle, o chefe da estação;
Baseley, o das estradas e dos trabalhadores;
Black, o sargento da turma de conservação,
Que foi nosso Venerável por duas vezes.
E ainda o velho Frank Eduljee,
Proprietário da casa As Miudezas da Europa.

E então, ao chegar, dizíamos:
Sargento, Senhor, Salut, Salam...
todos eram "Meus Irmãos",
E não se fazia mal a ninguém,
Nós nos encontrávamos sobre o nível,
E nos despedíamos sob o esquadro.
Eu era o Segundo Experto dessa Loja.
Lá em baixo....
Havia ainda Bola Nath, o contador;
Saul, judeu de Aden;
Din Mohamed, da seção de cadastro;
O senhor Babu Chuckerbutty,
Amir Singh, o sique,
E Castro, o da oficina de reparos,
Um verdadeiro católico romano.

A decoração do nosso templo não era rica,
Ele era até um pouco velho e simples,
Mas nós conhecíamos os Deveres Antigos,
E os tínhamos de cor.
Quando eu me lembro deste tempo,
Percebo a inexistência dos chamados infiéis,
Salvo alguns de nós próprios.

Uma vez por mês, após os trabalhos
Reuníamo-nos para conversar e fumar
Pois não fazíamos ágapes,
Para não constranger os Irmãos de outras crenças.
E de coração aberto falávamos de religião,
Entre outras coisas, cada um referindo-se à sua.

Um após outro, os irmãos pediam a palavra,
E ninguém brigava até que a aurora nos separasse,
Ou quando os pássaros acordavam cantando.
E voltávamos para casa, a pé ou a cavalo,
Com Maomé, Deus, e Shiva,
Brincando estranhamente em nossos pensamentos.

Viajando a serviço,
Eu levava saudações fraternais
Às Lojas ao Oriente e ao Ocidente de Lahore,
Conforme fosse a Kohart ou a Singapura.
Mas sempre voltava para rever meus irmãos.
Os da minha Loja Mãe.
Lá de baixo...

Como gostaria de rever aqueles velhos irmãos,
Negros e morenos,
E sentir o perfume dos seus cigarros nativos,
Após a circulação do tronco,
E do malhete ter marcado o fim dos trabalhos,
Ah! Como eu desejaria voltar a ser um perfeito maçom,
Novamente, naquela Loja antiga.

Diria então Sargento, Senhor, Salut, Salam...
Pois seriam todos meus irmãos,
E ali não se faria mal a ninguém
E nos encontraríamos sobre o nível,
E nos despediríamos sob o esquadro,
Eu seria o Segundo Experto da minha Loja,
Ficaria lá em baixo.

Autor: Autor: Asherah

Sem comentários: